O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE/RS tem como diferencial a certificação na norma ISO 9001:2015 em todos os seus processos.
O caminho para chegar até a conquista dessa certificação foi longo, tendo início em 1997, com a criação do Escritório da Qualidade, unidade responsável por estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade do TCE/RS – SGQ, que tinha como principais objetivos a introdução da cultura de responsabilidade pelos resultados, a otimização dos prazos de tramitação dos processos, o aumento da eficiência dos procedimentos, a redução das perdas/desperdícios e a adesão à filosofia da qualidade total. Ainda em 1997, foi instituído o Conselho da Qualidade, atualmente composto por conselheiros, diretores e assessores, e que tem por atribuições estabelecer as diretrizes de manutenção do SGQ, acompanhar e avaliar os resultados relativos às metas estabelecidas, propor ao presidente a adoção de medidas relativas ao bom andamento do sistema e elaborar e acompanhar o Planejamento Estratégico do Tribunal – PET, dentre outras. A unidade responsável por assessorar o Conselho da Qualidade é a Assessoria de Gestão e Controle Interno – AGCI.
A partir de 1998, os diferentes setores, identificados como Unidades Gerenciais Básicas – UGBs, tiveram seus processos mapeados, também documentaram seus padrões de trabalho, estabeleceram seus indicadores de controle e organizaram seus registros.
Nesse período, foram elaborados o Manual de Padronização da Documentação do TCE e o Manual da Qualidade, o qual estabelece as diretrizes gerais do SGQ. Passou-se a disseminar a cultura das reuniões de análise crítica (reuniões gerenciais) e iniciou-se o processo de auditorias internas de gestão.
Em 2002, foi elaborada a primeira edição do Planejamento Estratégico do TCE/RS, e, em dezembro de 2004, o Tribunal certificou seu Sistema de Gestão pela Norma ISO 9001:2000.
Perseguindo a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão e a adoção de melhores práticas, em 2006 o TCE conquistou o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS – PQRS. Em outubro de 2011, obteve a manutenção da certificação na norma ISO 9001:2008.
Dentre os benefícios já alcançados com o desenvolvimento desse processo, destacam-se a elaboração do planejamento estratégico, a descrição dos processos e padronização das tarefas consideradas críticas, a definição de indicadores de desempenho, a redução do prazo médio de tramitação dos processos, a melhoria no tempo de resposta quando da ocorrência de eventuais não conformidades e a criação do padrão das reuniões gerenciais.