Principal > Institucional > Planejamento e Gestão > Identidade Organizacional
M i s s ã o

Exercer o controle externo sobre a gestão do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Sul, contribuindo para o aperfeiçoamento da Administração Pública, em benefício da sociedade.


 

V i s ã o

Ser uma instituição que contribua para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.


 

V a l o r e s

 

Efetividade - Atuar orientado para os resultados, gerando impactos que assegurem o aperfeiçoamento da Administração Pública.

Ética Agir com independência, profissionalismo e compromisso com o interesse público.

Inovação - Desenvolver soluções criativas para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

Transparência - Disponibilizar decisões, atos de gestão e informações de interesse público.

Valorização das Pessoas - Promover um ambiente saudável e propício ao aprimoramento e à mobilização de competências técnicas e comportamentais, visando o desenvolvimento humano e institucional.

 


Política da Qualidade

Assegurar o aperfeiçoamento contínuo do controle externo,
alinhado aos valores da instituição.


 

Gestão da Qualidade no TCE/RS

 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE/RS tem como diferencial a certificação na norma ISO 9001:2015 em todos os seus processos.

 

O caminho para chegar até a conquista dessa certificação foi longo, tendo início em 1997, com a criação do Escritório da Qualidade, unidade responsável por estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade do TCE/RS – SGQ, que tinha como principais objetivos a introdução da cultura de responsabilidade pelos resultados, a otimização dos prazos de tramitação dos processos, o aumento da eficiência dos procedimentos, a redução das perdas/desperdícios e a adesão à filosofia da qualidade total. Ainda em 1997, foi instituído o Conselho da Qualidade, atualmente composto por conselheiros, diretores e assessores, e que tem por atribuições estabelecer as diretrizes de manutenção do SGQ, acompanhar e avaliar os resultados relativos às metas estabelecidas, propor ao presidente a adoção de medidas relativas ao bom andamento do sistema e elaborar e acompanhar o Planejamento Estratégico do Tribunal – PET, dentre outras. A unidade responsável por assessorar o Conselho da Qualidade é a Assessoria de Gestão e Controle Interno – AGCI.

 

A partir de 1998, os diferentes setores, identificados como Unidades Gerenciais Básicas – UGBs, tiveram seus processos mapeados, também documentaram seus padrões de trabalho, estabeleceram seus indicadores de controle e organizaram seus registros.

 

Nesse período, foram elaborados o Manual de Padronização da Documentação do TCE e o Manual da Qualidade, o qual estabelece as diretrizes gerais do SGQ. Passou-se a disseminar a cultura das reuniões de análise crítica (reuniões gerenciais) e iniciou-se o processo de auditorias internas de gestão.

 

Em 2002, foi elaborada a primeira edição do Planejamento Estratégico do TCE/RS, e, em dezembro de 2004, o Tribunal certificou seu Sistema de Gestão pela Norma ISO 9001:2000.

 

Perseguindo a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão e a adoção de melhores práticas, em 2006 o TCE conquistou o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS – PQRS. Em outubro de 2011, obteve a manutenção da certificação na norma ISO 9001:2008.

 

Dentre os benefícios já alcançados com o desenvolvimento desse processo, destacam-se a elaboração do planejamento estratégico, a descrição dos processos e padronização das tarefas consideradas críticas, a definição de indicadores de desempenho, a redução do prazo médio de tramitação dos processos, a melhoria no tempo de resposta quando da ocorrência de eventuais não conformidades e a criação do padrão das reuniões gerenciais.

 

Outro importante ganho é o envolvimento do servidor porque percebe que está inserido no sistema, abandonando a visão restrita do desenvolvimento de sua tarefa e passando a visualizar o processo como um todo.

 

Assim, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul busca a melhoria contínua de seus processos e, com isso, a prestação de um serviço de qualidade à sociedade gaúcha.
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons