NOME FORMAÇÃO TEMAS DE INTERESSE
AIRTON ROBERTO REHBEIN Mestre em Controladoria; Bacharel em Ciências Contábeis. Controle Interno. Ouvidoria interna.
ALINE MICHELE BUSS PEREIRA Bacharel em Ciências Atuariais. Previdência Social de Servidores Públicos.
ANA CRISTINA DE MONTEIRO LESSA TROTTA Mestre em Administração de Recursos Humanos - Bacharel em Administração de Empresas Capacitação em Comportamento Oganizacional: Liderança, Comunicação, Equipes de Trabalho - Gestão de Pessoas na Administração Pública - Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública - Competências didático-pedagógicas no ensino de adultos
ANA CRISTINA MORAES WARPECHOWSKI Bacharel em Direito (UNISINOS). Especialista em: Direito de Família e Sucessões (ULBRA), Direito Processual Civil (ULBRA), Direito Público (UNIRITTER) e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (UNISINOS). Mestranda em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Direito e Economia comportamental. Processo Civil. Licitações e Contratos Públicos. Previdenciário – Setor Público
ANDREIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS Bacharel em Ciências Atuariais. Previdência Social de Servidores Públicos.
CAROLINA DA CONCEIÇÃO Bacharel em Ciências Atuariais. Previdência Social de Servidores Públicos.
CÉSAR AUGUSTO HULSENDEGER Especialista em: Gestão Pública e Controle Externo e em Direito Público. Bacharel em Comunicação Social; Bacharel em Direito. Direito Municipal. Controle Interno Municipal (aspectos jurídicos e constitucionais). Direito Constitucional e do Estado. História Geral. Direito Administrativo (aspectos gerais ligados aos servidores).
CESAR LUCIANO FILOMENA Doutor em Ciência Política (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Ciências Sociais; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho; Bacharel em Ciências Sociais. Políticas públicas. Análise de orçamento público. Orçamento na área de engenharia
ELENIS MARIA BAZÁCAS CORRÊA Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/RS). Especialista em Gestão e Controle da Administração Pública (UCS). Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional (UFRGS). Especialista em Direito do Estado (UFRGS). Especialista em Gestão Pública (UFSC). Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Gestão Municipal de Recursos Hídricos (IFCE). Mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (UFRGS/IPH). Auditoria Governamental. Auditoria Operacional. Sustentabilidade da Administração Pública. Políticas Públicas de Proteção ao Meio Ambiente. Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Saneamento Básico (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas). Gestão Socioambiental. Compras Públicas Sustentáveis. Licenciamento Ambiental. Parcerias Público-Privadas. Plano Diretor. Governança e Políticas Públicas (na área de educação, saúde, segurança pública, proteção para as mulheres e raciais). Atos de Pessoal (admissões, inativações e pensões). Previdência Pública - RPPS. Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar. Corregedoria. Ouvidoria.
FLAVIA BURMESISTER MARTINS Doutora em Engenharia (Área Geotecnia); Mestre em Engenharia (Área Geotecnia); Bacharel em Engenharia Civil. Geotecnia e Engenharia Ambiental: resíduos sólidos, monitoramento ambiental e análise de riscos ambientais.
GENESIS MIGUEL PEREIRA Mestre em Administração Pública; Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal; Bacharel em Ciências Contábeis. Estruturação de controle interno baseado em macrofunções (Controladoria-Ouvidoria-Auditoria Interna-Corregedoria); controle interno linhas de controle ( 1ª Linha de defesa, 2ª Linha de defesa, 3º Linha de defesa); controle interno do COSO (COSO 2013 - Internal Control - Integrated Framework (ICFR)); Gestão de riscos na Administração Púbica baseada na estrutura COSO ERM Enterprise Risk Management; Gestão de riscos baseada na ABNT NBR ISO 31000:2018.

GERSON LUÍS BATISTELLA Especialista em Gestão de Pessoas; Bacharel em Administração. RPPS. Licitações e Contratos. Sistema de Controle Interno. Administração de Pessoal. Organizações Sociais – Lei 13019/2014.
GILMAR RODRIGUES POSSATI JUNIOR Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Finanças Públicas com ênfase em Administração Orçamentária e Financeira - Pós-graduado em Auditoria Financeira. Capacitação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e controle interno.
GIULIANI SCHWANTZ Mestre em Direito Público; Especialista em Gestão Pública; Bacharel em Direito. Sistemática da auditoria.
GUSTAVO ADOLFO CARROZZINO Bacharel em Ciências Atuariais. Previdência Social de Servidores Públicos.
HILDEBRANDO PEREIRA NETO Graduado em Direito pela UNISINOS, possui Especialização em Direito Público IESA/UNISINOS, Especialização em Gestão Pública e Controle Externo, pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena-TCE/RS e Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela UNIJUI. Direito Administrativo e Constitucional - Licitações e Contratos. Tutela de Urgência -Controladoria.
ISABEL DA CUNHA BISCH Mestre em Direito do Estado; Especialista em Direito do Estado; Bacharel em Direito. Tomada de Contas Especial. Licitações e Contratos.
IVAN CARLOS ALMEIDA SANTOS Mestre em Economia; Bacharel em Ciências Contábeis Tributos em espécie. Contabilidade. Gestão fiscal.
JOÃO NEUTZLING JÚNIOR Mestre em Educação; Bacharel em Ciências Econômicas. Finanças públicas. Matemática Financeira e Finanças Corporativas. Estatística e Métodos Quantitativos. Economia, Macroeconomia e Microeconomia. Contabilidade de Custos. Contabilidade Geral. Direito Tributário
JOSÉ LUIZ GALLICCHIO HANSEN Mestre em Engenharia de Produção; Especialista em Engenharia Clínica; Bacharel em Engenheria Mecânica; Bacharel em Ciências Contábeis; Licenciatura em Matemática. Administração de Pessoal. Agentes Políticos e Admissões.
LEONARDO ANDRIOLO Mestre em Administração; Bacharel em Administração; Eficiência no setor público (ferramentas e métodos). Gestão de pessoas no contexto da administração pública. Modelos de gestão do setor público, com ênfase na Nova Gestão Pública.
LEONARDO JORGE VICTOR NASCENTE FERREIRA Mestre em Desenvolvimento; Bacharel em Ciências Contábeis; Especialista em Administração Pública; Gestão de Cidades. Licitações. Repasses para entidades do terceiro setor. Fiscalização de contratos, convênios e assemelhados. Gestão de legislativos municipais. Controle interno municipal. Auditoria pública de regularidade. Combate à corrupção no setor público. Contabilidade aplicada ao setor público. Receitas municipais.
LUÍS FERNANDO ALCOBA DE FREITAS Doutor em Economia; Mestre em Economia; Bacharel em Ciências Econômicas. Economia Brasileira e do Rio Grande do Sul. Estado e Desenvolvimento (Finanças Públicas). Avaliação de políticas, programas, ações de governo e desempennho.
LUIZ GILBERTO MONCLARO MURY Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pelo PPGEEI da UFRGS, mestre em Engenharia de Produção e graduado em Economia. Possui especialização em Marketing Internacional na European School of Business em Reutlingen, Alemanha.
MARCELO TUERLINCKX DANÉRIS Pós-Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, tendo concluído Mestrado e Doutorado na Universidade. Graduado em História pela UNISINOS. Gestão democrática e participação social; controle público e transparência; análise de políticas públicas.
MAICON CRESTANI Doutorando em Direito Público (Unisinos); Mestre em Ciência Política (Ufrgs); Especialista em Direito do Estado (Ritter dos Reis) Graduação em Ciências Sociais (Ufrgs); Graduação em Direito (Ritter dos Reis). Controle Externo; auditoria governamental; políticas públicas e teoria das decisões.
MICHELE GOMES CIOCCARI Bacharel em Direito (UFSM) e Ciências Contábeis (UFSM), Especialização e Gestão Pública (UNIFRA) e Especializanda em Saúde Pública (Escola de Saúde Pública/RS). Saúde Coletiva.
PAULO RICARDO RODRIGUES PINTO Mestre em Geotecnia e Pavimentação; Especialista em Sistemas de Computação; Especialista em Políticas Públicas e Governo; Especialista em Gerência de Programas e Projetos; Bacharel em Engenharia Civil. Orçamento e Planejamento de Obras. Gestão e Fiscalização de Contratos. Termos de Referência para Licitações e Contratos. Contratos sob Financiamento do Banco Mundial. Concessões de Rodovias. Gerência da Manutenção de Rodovias. Auditoria de Obras Públicas.
RENATA AGRA BALBUENO Contadora, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais pela UFRGS. Planejamento e Orçamento.
RENATO LUIS BORDIN DE AZEREDO Mestre em Direito Ambiental; Bacharel em Direito; Especialista em Direto Civil; Contas de Governo e Contas de Gestão. Controle da Administração Pública. Controle externo e controle interno. Tomada de Contas Especial. Relação do Tribunal de Contas com as demais instituições. Natureza Jurídica dos Tribunais de Contas.
RITA DE CÁSSIA GATTIBONI Doutora em Desenvolvimento Regional; Bacharel em Direito; Licenciatura em História. Políticas na saúde. Políticas na educação. Políticas para mulheres. Orientação para jurisdicionados- Área de pessoal.
ROBERTO TADEU DE SOUZA JUNIOR Mestre em Administração; Bacharel em Ciências Econômicas. Regulação. Metodologias de Cálculo Tarifário. Transporte Público. Pedágios e PPPs.
ROMANO SCAPIN Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público pela UNIDERP. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Controle externo sobre Administração Pública. Tribunal de Contas e os processos de controle externo. Tutelas provisórias (tutelas de urgência/de evidência, as chamadas “medidas cautelares”) nos processos de controle externo. Técnicas de Auditoria Governamental. Evidências de Auditoria. Responsabilidade do Gestor perante os Tribunais de Contas. Saúde Pública – Aspectos de Gestão, Fiscalização e Financiamento. Contratos e Licitações da Administração Pública. Processos Legais de Desenvolvimento Regional/Local: Oportunidades e Limites.
SANDRO TRECASTRO BERGUE Doutor em Administração; Mestre em Administração Pública; Bacharel em Administração e em Ciências Econômicas. Gestão de pessoas no setor público. Métodos de pesquisa qualitativa para auditoria. Governo aberto e controle externo.
TIAGO DA COSTA BILESKI Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; CESCAGE – Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. Sistema de Receitas , Administração Tributária, Sistema de Controle Interno.
VALTUIR PEREIRA NUNES Especialista em Regulação dos Serviços Públicos; Bacharel em Ciências Econômica. Competências do TCE e forma de atuação. Contas de Governo e Contas de Gestão. Tomadas de Contas Especiais – requisitos e rito processual. Lei 13.019/2014 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Transparência e Controle Social – Lei de Acesso à Informação. Dados Abertos – acesso à informação para o exercício do controle social. Economia para não economistas – informações para interação com outras ciências. Outros temas relacionados com a atuação institucional do TCE.
VINCI PEGORETTI AMORIM Bacharel em Ciência da Computação, Inteligência Artificial. Capacitação para Gerentes de Sistemas do TCE-RS - Boas Práticas em Licitações de TI para Auditores sem formação em TI - Apresentações Tri - Produtividade Pessoal para servidores do TCE
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons