TCE-RS participa de encontro de conselheiros de educação

Publish Date: 04-OCT-2019 02:11 PM
Foto Noticia O conselheiro Cezar Miola representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) na abertura do 10º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME\RS), na manhã desta quinta-feira (03), no auditório da Unisinos, em São Leopoldo.

Na abertura do evento, o conselheiro destacou que, para concretizar a Constituição da República, é preciso um compromisso político e administrativo sólido e determinado para dar efetividade ao direito fundamental da educação. “Temos um contingente significativo de crianças e adolescentes fora da escola e queremos trabalhar pela mudança desse cenário, e com esse objetivo que atuamos no controle externo”, disse. Cezar Miola, que também preside o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), destacou, ainda, o lançamento, em breve, de uma cartilha e de um curso na modalidade a distância para auxiliar na capacitação da atuação dos conselheiros de educação.

As ações de colaboração promovidas pelo CTE-IRB foram ressaltadas pela conselheira da UNCME-RS, Fabiane Bitello Pedro. “O trabalho do Comitê Técnico da Educação tem auxiliado e estimulado o aprimoramento dos conselhos a partir do lançamento de estudos e de orientações”, afirmou.

Após a abertura do encontro, o assistente técnico do CTE-IRB e auditor do TCE-RS, Leo Arno Richter proferiu a palestra “Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação diante do diagnóstico dos Conselhos”.  A programação do evento termina nesta sexta-feira.

Audiodescrição: A imagem mostra o encontro da UNCME/RS. Sobre o palco do auditório, há um púlpito, onde o conselheiro Cezar Miola discursa. À direita do conselheiro, está a mesa de autoridades do evento, onde estão sentadas 12 pessoas. Atrás da mesa, há uma tela de projeção, onde está projetado o logotipo do UNCME/RS. Em primeiro plano, de frente para a mesa de autoridades, está a plateia do evento (fim da descrição).