Portal
Tamanho A A Imprimir

Seminário do TCE-RS debate fontes renováveis de energia


Publish Date: 04-DEC-2019 12:56 PM
Foto Noticia O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), concluiu, nesta terça-feira (03), o II Seminário Controle das Políticas Públicas de Eficiência Energética. O evento, com duração de dois dias, ocorreu no Auditório Romildo Bolzan, prédio sede do Tribunal.

O primeiro painel do dia apresentou os aspectos jurídicos da avaliação ambiental integrada, debatendo as decisões tomadas a partir do Código Estadual do Meio Ambiente, assim como opções energéticas alternativas para o Brasil. As mudanças climáticas e os fenômenos que induzem à crise ambiental atual também foram discutidos na palestra. O seminário contou com a presença de Letícia Ayres Ramos e Daniela Zago G. da Cunda, conselheiras substitutas do TCE-RS. Também se fizeram presentes as palestrantes Annelise Monteiro Steigleder e Ana Maria Moreira Marchesan, Promotoras de Justiça do MP-RS, e Teresa Villac, advogada da AGU.

Já na parte da tarde, o foco foi o tema das fontes renováveis de energia. Eberson José Thimmig Silveira palestrou sobre o potencial do Brasil e do Rio Grande do Sul. “Nosso estado é uma liderança na produção de energia eólica”, explicou Silveira. Aline Cristiane Pan falou sobre a energia solar, com atenção especial à mudança na regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica. “O tempo de retorno do investimento de quem implantar energia fotovoltaica vai dobrar caso a mudança sugerida pela ANEEL seja implantada, então é algo que vai impactar muito o setor. Em 2019, o número de pessoas que trabalham nesse setor dobrou no Brasil”, explicou Pan.

Também participaram Lucas Noura de Moraes Rêgo Guimarães e Anderson Antunes de Paulo, com palestras sobre regulação jurídica da digitalização do setor elétrico e mobilidade urbana sustentável, respectivamente.


Audiodescrição: A imagem mostra o palco do auditório Romildo Bolzan, onde há seis pessoas sentadas à mesa e um homem fala no púlpito. No telão aparecem as palavras “E o direito com isso?” (fim da descrição).

 


 


Enviar por e-mail
Mais Notícias
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons