Conselheiro Renato Azeredo será o relator das contas de 2021 do Governador do RS

Publish Date: 14-APR-2021 05:44 PM
Foto Noticia Em Sessão Administrativa ocorrida na tarde desta quarta-feira (14), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), na qualidade de relator do processo administrativo sobre o Plano de Participação Social no âmbito da Instituição, apresentou aos seus pares as linhas gerais da proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho de Controle Social (composto por servidores da Casa) e que fora aprovado pelo Comitê de Governança Institucional. Conforme explicou o presidente, o Plano de Participação Social do TCE-RS contempla atividades que fortalecem os conselhos de controle social, ampliam os canais de comunicação do Tribunal com a sociedade civil organizada e qualificam o controle externo.

Na sequência, durante a 12ª Sessão telepresencial do Pleno do TCE-RS, os conselheiros apreciaram 12 processos de recursos de embargos, um processo de embargo de declaração, um processo de contas de gestão de Legislativo Municipal e um processo de contas especiais de Executivo Municipal. O Pleno do Tribunal também aprovou a designação do conselheiro Renato Azeredo como relator das contas do Governador, relativas ao exercício de 2021.

Ainda durante a Sessão do Pleno, os conselheiros aprovaram Voto de Louvor ao presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Thiers Vianna Montebello, que também é presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e segundo vice-presidente da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Conforme explicou Estilac Xavier, Thiers Vianna Montebello, ao completar 75 anos de idade no próximo dia 16, retirar-se-á do serviço público compulsoriamente. “Conhecido como uma pessoa afável, simpática e atenciosa, sua trajetória foi marcada pela defesa da ética, moralidade, dignidade, justiça e direitos da cidadania, como atestam as muitas honrarias que o distinguiram no decorrer das suas atividades profissionais”, disse o presidente do Tribunal de Contas gaúcho. O conselheiro Cezar Miola também manifestou seu reconhecimento: “Thiers Montebello fez importantes contribuições em prol do controle externo brasileiro. Ele é distinguido por sua atenção, pela reconhecida fidalguia, sensibilidade e profundo conhecimento dos temas da administração pública. Trata-se de alguém que tem bem presente a dimensão da responsabilidade dos Tribunais de Contas na sua missão constitucional”. Já o conselheiro Algir Lorenzon ressaltou o fato de que o conselheiro Thiers Montebello preside o órgão de controle do Rio de Janeiro há mais de 20 anos, “fato inédito na história dos Tribunais de Contas do Brasil”,  caracterizou.

Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: A imagem mostra o prédio do TCE-RS. Na parte inferior, há um detalhe em azul escuro, com a borda superior nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. Dentro do detalhe, no canto inferior direito, está o logotipo do TCE, também nas cores da bandeira (fim da descrição).