CTE-IRB propõe diagnóstico dos conselhos de educação aos TCs

Publish Date: 07-NOV-2019 02:24 PM
Foto Noticia O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) encaminhou comunicado aos presidentes dos Tribunais de Contas brasileiros disponibilizando a metodologia para a realização de um diagnóstico dos Conselhos Municipais e Estaduais de Educação.

Recentemente, em parceria com o TCE-RS, foi lançada uma radiografia da situação dessas estruturas no Rio Grande do Sul. O material pode ser acessado aqui.

O modelo de questionário a ser aplicado possui 64 questões sobre as atividades administrativas, infraestrutura das unidades, atuação, perfil dos conselheiros, comunicação com a sociedade e transparência. De acordo com o conselheiro do TCE-RS e presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, no Rio Grande do Sul, o diagnóstico identificou carências a serem superadas, sobretudo no plano municipal. “As insuficiências estruturais e administrativas verificadas impactam no exercício de funções, como a mediação, a articulação, a regulação e a fiscalização em relação à política pública da educação”, disse.

O comunicado também ressalta a disponibilização da Cartilha dos Conselhos de Educação e de uma capacitação na modalidade de ensino a distância (http://ead.tce.rs.gov.br/moodle/) voltados aos atores que atuam nessa área.

Audiodescrição: A imagem tem o fundo desfocado. É possível ver um quadro escolar, coberto por escritos em giz branco. À frente do quadro há uma cadeira e uma mesa. Sobre a mesa, há duas pilhas de livros, a da esquerda com 4 livros, sendo que o de cima está aberto, e a outra, à direita, com dois livros, sendo que ambos estão abertos. Sobre a pilha maior, há um pequeno globo terrestre. Além disso, sobre a mesa, há uma lupa e um porta-lápis na cor azul, com vários lápis coloridos dentro. Sobre essa foto, no centro, está escrita a palavra "Educação", em branco. No canto superior direito, está o logotipo do TCE-RS, nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul (fim da descrição).