Portal
Tamanho A A Imprimir

CTE-IRB e entidades parceiras definem ações de combate à evasão escolar


Publish Date: 06-NOV-2019 05:31 PM
Foto Noticia O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, e a auditora pública externa e assistente técnica Viviane Pereira Grosser, participaram de uma reunião nesta terça-feira (05), na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, para tratar de ações relacionadas ao combate à exclusão e ao fracasso escolar de crianças e adolescentes.

No encontro, foram estabelecidos critérios para a assinatura de um acordo de cooperação entre as partes para promover, em conjunto, ações de capacitação, monitoramento e mobilização que garantam o direito à educação. A previsão é de que o documento seja firmado pelo Instituto Rui Barbosa, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Unicef e CNMP  até o início de 2020.

Uma das ações previstas é a oferta de capacitação para utilização da ferramenta Busca Ativa, que possibilita a identificação, o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão e abandono. O mecanismo foi desenvolvido pelo Unicef e entidades parceiras.

A intenção é que os Tribunais de Contas (TCs) ajudem no processo de difusão dessa tecnologia junto aos Estados e Municípios, além de sensibilizar os gestores e atores envolvidos na área a adotar esse mecanismo de busca.


Audiodescrição: Os participantes da reunião estão reunidos em uma mesa redonda. São oito pessoas. Sobre a mesa, há vários papéis, copos com água, e outros objetos. As paredes da sala são forradas por painéis de madeira escura (fim da descrição).


Enviar por e-mail
Mais Notícias
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons