Principal > Notícias Coronavírus

 

 

Vídeo

O coronavírus explicado e o que você deve fazer

O vídeo "O coronavírus explicado e o que você deve fazer" foi produzido pelo canal do YouTube Kurzgesagt - In a Nutshell, criado por um estúdio alemão de animação, com foco em produzir conteúdo educacional. Ele traz uma explicação didática sobre como o vírus se espalha, salientando a importância do isolamento social.

 CATEGORIAS

 

 

 

 DESTAQUES

 

 

 

 

Confira aqui as 10 faixas que, segundo a ciência, podem diminuir a sua ansiedade:

1. Weighless (Marconi Union)

2. Electra (Airstream)

3. Mellomaniac – Chill out Mix (DJ Shah)

4. Watermark (Enya)

5. Strawberry Swing (Coldplay)

6. Please don't go (Barcelona)

7. Pure Shores (All Saints)

8. Someone like you (Adele)

9. Canzonetta Sull’Aria (Mozart)

10. We can fly (Café Del Mar)


Referências:
1- Montello, Louise- Inteligência Musical Essencial: a musica como caminho  para a cura, a criatividade e a plenitude radiante. São Paulo, ed: Cultriz, 2004.
2- Site Psicologia a Dois: http://www.psicologiaadois.com.br/geral/neurocientistas-criam-playlist-que-diminui-a-ansiedade/


Por Julio Cesar Kirst

Oficial de Enfermagem do Serviço de Perícias Médicas (SPM) do TCE-RS, biólogo e especialista em Neurociências.


 

 

25 de novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue

 

A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue.

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já doam, o dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por esse motivo a doação é tão importante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário. “O baixo estoque impacta diretamente a quantidade de procedimentos realizados, com suspensão de cirurgias e transplantes, afetando, também, a qualidade do atendimento dos pacientes com distúrbios hematológicos, crônicos e agudos. Atualmente, para conseguir atender ao número de hemorragias nas vítimas de violência é necessário um aumento significativo de doadores de sangue”, explicou a coordenadora de Hemoterapia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Cristina Pessoa dos Santos.

 

Fonte:  Blog da Saúde - Dia Nacional do Doador de Sangue


Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons