Publicada em 14/12/2007

MPF pede perda do mandato de Ronchetti

Canoas: Justiça determinou suspensão do contrato de fornecimento de merendaUm esquema de fraude que teria ocorrido durante dois anos e meio pode resultar na perda do mandato do prefeito de Canoas. Marcos Ronchetti (PSDB) está sendo processado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Ele e os secretários Francisco Fraga (Governo) e Marcos Zandonai (Educação) estão sob suspeita de fraudar licitação para fornecimento de merenda escolar para escolas municipais. O esquema teria gerado um prejuízo de R$ 5,6 milhões.

O procurador Adriano Raldi acredita que o rombo é ainda maior. Se forem condenados, prefeito e secretários terão de ressarcir os cofres públicos, além de perder os mandatos.

Em setembro, reportagem da RBS TV mostrou esquema semelhante que seria praticado em outra prefeitura da Região Metropolitana.

Conforme Raldi, a fraude beneficiava as empresas SP Alimentação e Gourmaitre Cozinha Industrial, de São Paulo.

O contrato assinado em abril de 2005 teria sido superfaturado. A suspeita é de que a prefeitura direcionou a licitação em favor das duas empresas e em troca prefeito e secretários recebiam propina.

- Nós conseguimos comprovar que a empresa deu R$ 1 milhão na mão do prefeito para fraudar a licitação - disse o procurador.

Seis dias após o MPF ingressar com uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito, os dois secretários e integrantes das duas empresas, o juiz da Vara Federal Cível de Canoas, Eduardo Rivera Palmeira Filho, suspendeu, em caráter de liminar, o contrato de terceirização de serviços de merenda escolar em Canoas. A decisão ocorreu na quarta-feira.

O juiz determinou ainda que, a partir do início do ano letivo de 2008, a prefeitura retome a preparação e o fornecimento do lanche.

A assessoria da prefeitura de Canoas informou ontem que o prefeito irá se manifestar quando for comunicado da decisão.

( daniel.scola@rdgaucha.com.br )

DANIEL SCOLA | Rádio Gaúcha